Biblioteca

97d2860871f3d35e35f6eb0477d3015a_M

A Biblioteca Ben Gurion apresenta uma rica variedade de obras literárias e multimídia, além de contar com revistas semanais e mensais, os principais jornais diários de São Paulo e com as edições de sexta-feira do New York Times e Jerusalem Post. Por conta do vasto material presente no espaço, a frequência média chega a 3 mil pessoas por mês.

Entre os temas procurados pelos associados, o que mais se destaca é literatura estrangeira, seguido por outros assuntos como literatura infantil, temática judaica e biografias.

A Biblioteca é frequentada por associados de todas as idades.

História

A Biblioteca da Hebraica foi criada em 1959 sob a direção do Dr. Moisés Gicovate. Contava na época com 500 títulos e seu acervo inicial era formado por livros em português, idiche, inglês e francês. As seções eram divididas em infantil, juvenil, circulante. A Biblioteca em pouco tempo tornou-se um sucesso e seu acervo acrescido de grandes e preciosas doações, como a doação da Coleção da Gazeta Israelita de São Paulo, que inaugurou a secção Judaica Brasileira.

Em 2003, a Biblioteca inaugurou um novo espaço inovando com mais serviços. Passou a oferecer um acervo digital (Internet, Vídeo, DVD, CD de música, CD-ROM) além do acervo impresso (livros, jornais, revistas e gibis).

Em 2006 passa a se chamar Ben Gurion, homenageando o grande estadista e um dos fundadores do estado de Israel.

Destaque do Mês

Ima sempre em frente : a história real de uma sobrevivente / Eric Peleias

História em quadrinhos brasileira, contando a vida de uma jovem judia austríaca, sobrevivente do Holocausto. Este é o primeiro livro publicado pelo autor, que se inspirou na história real de Julia Joffe . Atualmente ela tem 93 anos, seis netos e oito bisnetos e mora em São Paulo.

“Sempre gostei de quadrinhos e quando ouvi a história de Ima tive a certeza de que poderia contá-la por meio da grafic novel. Espero que os leitores analisem o holocausto com um olhar real, como uma mancha na história mundial. É desta forma que retrato este período nos meus desenhos”.

Uma história de perseguição, morte, crueldade e sobrevivência, narrada com leveza pelo desenho e traços de Eric Peleias, nascido em São Paulo, com formação em Direito e atualmente trabalhando como quadrinista, ilustrador e designer gráfico.

Estatísticas 2013

Associados que mais emprestaram livros em 2013

Cinquenta tons de cinza – E.L. James – 33 empr.
Inferno – Dan Brown – 26 empr.
Arroz de Palma – Francisco Azevedo – 25 empr.
Desonra – DVD – 22 empr.

Títulos mais emprestados em 2013

Cinquenta tons de cinza – E.L. James – 33 empr.
Inferno – Dan Brown – 26 empr.
Arroz de Palma – Francisco Azevedo – 25 empr.
Desonra – DVD – 22 empr.

Associados que mais emprestaram livros em 2013

Raquel Zuckermann
Leonor Klein
Rita Resnichenco
Diana B. Scemes

Destacamos o nome de alguns associados cujas doações foram 100% aproveitadas:Bernardo Lerer (Revista “A Hebraica”); Blima Rajzla Lorber; Diva Blucher; Fernando Calderon; Kate Kaufman; Simone Holzhacker.