Departamento esportivo

Departamento Esportivo

Desde a sua criação, em 1.958, o Departamento Esportivo da Hebraica está comprometido com o incentivo à prática de esportes nos âmbitos competitivo, formativo e de lazer. O primeiro diretor esportivo foi o médico Moris Chansky. Ele foi o responsável por trazer uma mentalidade esportiva ao clube, até então com um caráter mais cultural e recreativo.

Neste contexto, a Hebraica passou a contratar profissionais qualificados para oferecer os cursos esportivos. Na década de 1.960, os esportes mais praticados no clube eram o tênis, a natação, o basquete, o vôlei e a ginástica. O judô tornou-se bastante popular neste período, chegando a somar 300 participantes.

Mas foi o vôlei a primeira modalidade esportiva a formar um time competitivo. Comandada pelo técnico Nicolau Bicari, a equipe feminina de vôlei conquistou reconhecimento ao classificar-se, em 1.963, entre as oito finalistas, em uma competição regional envolvendo 160 equipes

Contudo, foi em 1.964 o grande salto dos esportes, com a contratação de técnicos de natação, nado sincronizado, futebol de salão, basquete, vôlei, handebol, judô preparadores físicos e de uma professora de balé folclórico.

Atualmente, a Hebraica concentra cerca de 4.900 associados, entre atletas do competitivo, participantes de diversos cursos esportivos e da escola de esportes. Na modalidade esportiva, o clube possui basquete, futebol society, futsal, handebol, vôlei, polo aquático, natação, ginástica artística, ginástica de trampolim, tênis, xadrez, águas abertas e judô.

Entre os cursos esportivos, destacam-se as categorias badminton, consciência corporal, corrida, fortalecimento ósseo, ginástica para executivos, ginástica localizada, artística e de trampolim, hidroginástica, judô, alongamento, natação, natação máster, ninjutsu, squash, triathlon, xadrez e yoga.

Ao longo de sua história, o Departamento de Esportes da Hebraica tornou-se referência na formação de atletas e na promoção de qualidade de vida de seus associados, com reconhecimento nacional de sua excelência.

Um de seus frutos é a grande campeã de Judô, a jovem Camila Zyman Minakawa. Integrante da Seleção Nacional da modalidade, a atleta ingressou na Hebraica aos 5 anos de idade e, desde então, realizou inúmeras facetas neste esporte, como a conquista do Campeonato Nacional de Judô, a Copa do Mundo, realizada em El Salvador, e a mais importante: a medalha de ouro no Macabíada Mundial, ocorrida em Israel, no ano de 2009, sendo a segunda conquista do título na história do País.

O primeiro ouro no Macabíada foi garantido pelo tio da atleta, Mauro Zyman, em 1.977. E os feitos não acabam aí. A trajetória de sucesso esportivo da família Minakawa, na Hebraica, datam desde 1.957, quando o avô da atleta, Hiroshi Minakawa, ministrava aulas de judô no clube, assumindo, em 1.961, a coordenação do Departamento de Judô do. Em 2009, Edison Minakawa, pai de Camila, foi eleito, de maneira inédita, o árbitro número um do mundo, em um mundial, sediado na Holanda.

Departamento Geral de Esportes

Atividades
Águas Abertas
Badminton
Basquetebol
Corrida
Escola de Esportes
Fit Center
Futebol Society
Futsal
Ginástica Artística
Ginástica de Trampolim
Ginástica Localizada/Alongamento/Postural
Ginástica para executivos
Handebol
Hidroginástica
Judô
Natação
Ninjutsu
Operação Inverno
Operação Verão
Polo Aquático
Squash
Triathlon
Voleibol Masculino
Xadrez