Brinquedoteca

destaque-brinquedoteca

A Arte permeia todos os cantinhos da Brinquedoteca da Hebraica. Com cenários e Instalações temáticas e sensoriais, personagens e suas histórias ganham vida na imaginação dos pequenos.

Criada com o objetivo de proporcionar um ambiente lúdico-educacional acolhedor, no qual as crianças possam expressar-se e serem autoras de suas próprias brincadeiras e faz de conta, o espaço busca receber as famílias através de uma relação triangular: criança-brinquedista-cuidador.

Projetada para crianças de 02 a 06 anos, a Brinquedoteca recebe de braços abertos crianças de todas as idades, desde que combinados sejam estabelecidos para preservarmos o espaço destinado aos pequenos.

A seriedade de um trabalho aprimorado a cada dia

  • Proposta

    Criança é Corpo desenhando no espaço…

    Toda criança desenha. Deixa suas marcas no papel, em qualquer superfície ou, até mesmo, no espaço. Ao brincar, a criança deixa seus vestígios, o rastro de sua brincadeira – um recorte de sua história. O desenho para a criança é uma grande brincadeira, nele estão registrados seus pensamentos e sentimentos.

    Buscamos criar um ambiente repleto de desenhos, onde o faz de conta é incitado pelos cenários dos Cantinhos e Instalações. A Arte alimenta a nossa proposta, tornando-se um forte instrumento do brincar espontâneo, que, por conduzir os pequenos a um universo mágico, permite a construção de alicerces firmes para a sua formação integral.

    A Brinquedoteca é um projeto de educação não-formal, onde todas as vivências e relações sociais contribuem pedagogicamente no desenvolvimento coletivo. Acreditamos na importância de um espaço acolhedor, de convivência entre as crianças, seus cuidadores e os brinquedistas, ampliando o repertório de experiências afetivas e cognitivas por meio do brincar livre, próprio do estágio de pensamento e das necessidades da criança.

  • Equipe

    Coordenada pela arte-educadora e arte-terapeuta Ligia Kohan e supervisionada pela psicóloga Talita Pryngler, a equipe da Brinquedoteca é formada pela arte-educadora Priscila Kibelkstis em parceria com brinquedistas das áreas de arte, educação e psicologia.

  • Cantinhos

    O espaço da Brinquedoteca é composto por Cantinhos, que representam o universo da criança de maneira lúdica. Com o intuito de proporcionar um ambiente acolhedor, os cantinhos são fixos, para que os pequenos possam reconhecer o espaço e, assim, sentirem-se seguros para brincar livremente.

    Cantinho da Casinha

    O Cantinho da Casinha é composto pela cozinha, lavanderia e Cantinho da Boneca, que trazem nas brincadeiras uma simbolização do ambiente e das relações familiares.

    Cantinho da Feirinha

    O Cantinho da Feirinha, juntamente com o carrinho de sorvete, representa a atividade comercial, que permite às crianças vivenciarem ludicamente diversas relações sociais.

    O contato com os números e o raciocínio lógico, tornam o brincar uma atividade naturalmente cognitiva. Neste contexto, é possível aprender o nome de frutas, verduras e legumes, incentivando a educação alimentar.

    Cantinho da Leitura

    O Cantinho da Leitura proporciona o contato com o livro e a possibilidade de contar, recontar e criar histórias.

    O encontro com os mesmos livros, histórias e palavras, proporcionam o contato com um universo conhecido, desenvolvendo a memória e imaginação, além da compreensão e ampliação de vocábulo.

    A leitura mostra aos pequenos as mais diversas características físicas e psicológicas das personagens, propiciando contato com seus próprios sentimentos e emoções.

    O Cantinho da Escola, que compõe esse espaço, representa o ambiente e suas relações sociais, que permite vivenciar os diversos personagens e as situações desse universo.

    Cantinho do Teatro

    Com direito a cortina, palco e camarim, e seus acessórios e figurinos, os pequenos despertam a fantasia no Cantinho do Teatro, onde simulam e exploram suas próprias histórias e personagens reais ou imaginárias, “onde tudo pode acontecer…”. Através do faz de conta, as crianças podem reviver diversos sentimentos e sensações, de modo a melhor expressá-los, compreendê-los e reorganizá-los internamente.

    Cantinho das Artes

    “Quando eu tinha 15 anos sabia desenhar como Rafael, mas precisei uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças.”

    Pablo Picasso

    O Cantinho das Artes é destinado à criatividade artística dos pequenos para deixarem suas marcas, realizarem suas primeiras produções, expressas por seus mais sinceros sentimentos e pensamentos, repletos de verdade e emoção.

    O desenho é um verdadeiro instrumento para reorganizar a ordem interna e ao mesmo tempo reconstruir a realidade. A criança desenha pra dizer algo, para contar de si mesma, para fazer de conta. “Para a criança o desenho interessa enquanto processo, é o ato de brincar desenhando.”

    Cantinho das Ferramentas

    “O Cantinho das Ferramentas simboliza o universo do trabalho, da construção e manutenção de espaços físicos. Os pequenos encontram, então, as ferramentas para transformar, interferir e modificar, e porque não, desconstruir este ambiente. Para complementar este cantinho, proporcionamos também jogos de montagem.

    Cantinho dos Carrinhos

    Com o intuito de trazer um pouco do universo urbano presente no cotidiano das crianças, o Cantinho dos Carrinhos representa o mundo dos transportes, estes utilizados por elas para transitar por todos os “cantinhos” do seu dia a dia.

    Cantinho dos Jogos

    Além do jogo simbólico, é muito importante proporcionar jogos de tabuleiro – entre outros – em que as crianças possam competir e lidar com a satisfação de ganhar e a frustação de perder; podendo, também, explorar jogos cooperativos onde a conquista só é alcançada mediante a um empenho coletivo.

  • Interferências

    Inspirada na obra de diversos artistas, como Ernesto Neto, Lygia Clark, entre outros, e na filosofia da escola Reggio Emilia, nosso foco é proporcionar um ambiente em que as crianças possam explorar seus sentidos.

    Estimular sensorialmente as crianças provoca sua sensibilidade interna e externa, desenvolvendo e enriquecendo sua inteligência. Para tanto, mudamos todo mês o nosso espaço superior, o qual apelidamos de “Caverninha”, baseando-se em temas que tenham ligação com as estações do ano e datas comemorativas, judaicas e nacionais.

    Integrando esses estímulos sensoriais com o cenário criado manualmente pela nossa equipe, as crianças tem a oportunidade de experienciar as obras criadas no espaço, quebrando a concepção de Arte meramente contemplativa. Este movimento permite que elas recriem nossa Arte, ressignifiquem nossas primeiras intenções e transformem o cenário interativamente.

    Ademais, muitos dos acessórios e instrumentos utilizados nas instalações são confeccionados pelas próprias crianças, com ajuda dos brinquedistas, durante a semana na Brinquedoteca.

  • Regras
    • As crianças devem estar sempre acompanhadas por um responsável;
    • Após entrar ou sair, mantenha a porta fechada;
    • É proibida a entrada sem camisa ou em trajes de banho, inclusive as crianças;
    • Não é permitida a entrada com carrinhos de bebê, exceto com bebês dormindo;
    • É proibido comer dentro da Brinquedoteca;
    • É proibido trocar fraldas dentro da Brinquedoteca;
    • As bolsas e sapatos devem ser guardados no local determinado;
    • As crianças e seus responsáveis devem guardar os brinquedos após o uso;
    • As bolsas e sapatos devem ser guardados no local determinado;
    • A Brinquedoteca convida todos a organizar o espaço 15 minutos antes do fechamento;
    • Não é permitido sair com brinquedos da Brinquedoteca;
    • Os cantinhos lúdicos, almofadas, brinquedos e jogos, assim como todo o espaço físico, são destinados exclusivamente para as brincadeiras.
    • Não traga a criança resfriada ou doente até que o pediatra a tenha liberado para frequentar um espaço coletivo.