Escola Maternal e Infantil

os-2257_2016-integralarte

A seriedade de um trabalho aprimorado a cada dia

  • Missão

    Promover a formação integral dos alunos através de um projeto educacional qualificado, preservando os princípios e costumes da cultura judaica.

  • Valores

    Inseridos no projeto pedagógico da escola e permeando as ações da equipe educativa são cultivados: o respeito ao próximo e às diferenças individuais; a cooperação; a ética; a solidariedade e a sustentabilidade.

    Adaptação Escolar.

    O início da vida escolar é uma etapa marcante na vida das crianças. Nesta fase, elas irão conviver e interagir em um ambiente novo e repleto de desafios. Para tanto, é fundamental que contem com o apoio de adultos, em diferentes circunstâncias e de diferentes influências.

    Escola e família, integradas, são elementos essenciais para que as crianças possam superar as dificuldades típicas desta etapa de desenvolvimento, expandindo e construindo seu cotidiano infantil e a formação de novos vínculos de forma harmônica e feliz.

    A Escola Maternal e Infantil “A Hebraica” apresenta sua equipe e infraestrutura para a formação de alunos de 1 ano e 5 meses a 6 anos.

    Diretora Geral: Sarita Kreimer

    Coordenadora Geral: Bale Vaie

    Psicólogas: Debora Steinbruch e Paula Albano

    Assistente de Coordenação: Milene Schiftan

    Orientadora de Cultura Judaica: Lais Katz

  • Horários de funcionamento do curso

    Manhã
    Entrada: todas as classes às 7:45h

    Saída:
    Maternal 1 12:00h
    Maternal 2 12:10h
    Infantil 1 12:15h
    Infantil 2 12:15h
    Infantil 3 – 12:15h

    Plantão de entrada a partir das 7:15h
    Plantão de saída até 12:50h

    Curso Integral (a partir do Maternal 2)
    Entrada: 7:45h
    Saída: 17:00h (3ª e 5ª feiras)
    16:30h (6ª feira)

  • Séries

    Manhã
    Entrada: todas as classes às 7:45h

    Maternal 1

    Maternal 2

    Infantil 1

    Infantil 2

    Infantil 3

  • Proposta Pedagógica

    Atuante desde 1969, a Escola Maternal e Infantil “A Hebraica” é voltada à educação de crianças de 1 ano e 5 meses a 6 anos.

    Desenvolve uma proposta pedagógica pautada no compromisso educacional que prevê a preservação da cultura judaica e a formação integral de seus alunos nos aspectos social, afetivo, cognitivo e motor.

    Em ambiente seguro, acolhedor e altamente estimulante, seus alunos vivenciam experiências de aprendizagem significativas, realizadas no espaço escolar e também em todas as dependências do clube.

    Dentro da proposta pedagógica está previsto o aproveitamento das áreas do clube para todos os alunos:

    • Biblioteca como fonte de leituras e pesquisas;
    • Visitas às exposições das Galerias de Artes;
    • Playgrounds distribuídos por faixa etária;
    • Quadras cobertas e descobertas;
    • Pista de Cooper;
    • Teatros Arthur Rubistein e Anne Frank;
    • Amplos espaços verdes propícios para o desenvolvimento das atividades do currículo.

    Os conteúdos presentes na rotina escolar são desenvolvidos através de atividades e projetos cooperativos, com divisão de funções e responsabilidades, como também através da socialização de conhecimentos e novas descobertas num processo intenso, dinâmico e significativo.

    O respeito, a cooperação, a solidariedade, a formação social e pessoal e a preservação do meio ambiente são conteúdos presentes no currículo e na comunidade escolar.

    A Estruturação Curricular compreende diferentes áreas de conhecimento:

    • Linguagem Oral e Escrita
    • Matemática
    • Natureza e Sociedade (Ciências, História, Geografia)
    • Artes Visuais
    • Movimento / Educação Física
    • Música
    • Cultura Judaica
    • Inglês
    • Informática

    Atenta às tendências educacionais, a Escola Maternal e Infantil mantém o ambiente lúdico, com desafios para o jogo infantil, o brincar, o faz de conta e o desenvolvimento da autonomia, como ferramentas de fortalecimento e desenvolvimento pedagógico.

  • Equipe Pedagógica

    A equipe pedagógica da Escola Maternal e Infantil “A Hebraica” é constituída por profissionais das áreas de Pedagogia e Psicologia com cursos de especialização em Educação Infantil e outras áreas de formação psicológica e pedagógica.

    Também fazem parte da equipe especialistas nas áreas de Educação Física, Cultura Judaica, Inglês e Música.

  • Programa de Férias

    Na primeira quinzena do mês de julho a Escola Maternal e Infantil “A Hebraica” promove o Programa de Férias para crianças de 1 ano e 6 meses a 6 anos. As atividades são realizadas em meio período ou período integral, de acordo com a faixa etária, sendo extensivas aos sócios, ainda que não sejam alunos.

    A programação prevê:

    • Passeios e atividades recreativas;
    • Oficinas temáticas;
    • Almoço, lanche;
    • Artes;
    • Esportes.
  • Cronograma de reuniões

    1ª reunião: Apresentação do curso, informações gerais, orientações e dinâmicas voltadas à adaptação escolar.

    2ª reunião: Apresentação dos conteúdos curriculares de cada série e do corpo docente.

    3ª reunião: Fechamento do semestre. Comentários sobre relatórios semestrais através de atendimento familiar.

    4ª reunião: Palestras e debates sobre temas vinculados à educação e desenvolvimento infantil.

    5ª reunião: Fechamento do ano letivo. Comentários sobre relatórios semestrais através de atendimento familiar.

    Outras reuniões: A escola agendará outras reuniões no decorrer do ano para acompanhamento e atendimento individualizado ou orientações específicas de cada série. A escola também atenderá solicitações de pais de alunos para realização de reuniões individuais com a equipe pedagógica.

    Informações Adicionais

    • A Escola Maternal e Infantil “A Hebraica” adota o uso de uniforme. O endereço para venda dos uniformes será fornecido pela escola antes do início das aulas.
    • A Escola Maternal e Infantil “A Hebraica” realiza excursões pedagógicas a partir do Maternal 2. Locais, datas e horários serão comunicados no decorrer do ano.
    • O lanche será fornecido pela escola e supervisionado por nutricionista. O cardápio é variado, nutritivo e saudável.
    • A lista de materiais de higiene e uso individual será fornecida antes do início das aulas.

    A Escola Maternal e Infantil “A Hebraica” oferece:

    • Acompanhamento psicopedagógico;
    • Amplos espaços;
    • Áreas arborizadas;
    • Materiais e equipamentos atualizados;
    • Lanche incluso na mensalidade;
    • Integral Bilíngue: Special English Classes;
    • Integral com Arte
    • Equipe pedagógica especializada.
  • História

    1969 – Em 16 de março, foi construída a Escola Maternal “A Hebraica”, com o objetivo de atender crianças de 2 a 4 anos. A iniciativa surgiu como um marco na transposição do clube – de caráter esportivocultural – para firmar-se também como uma entidade educativa e de conscientização judaica.

    A escola surgiu de um esforço que contou com a colaboração de todo o Executivo da época, com destaque para o então presidente, Jacob Kaufmann (Z’L), e de dna. Ida Portnoi (Z´L), diretora nomeada.

    1971 – Após ampliação, a Escola Maternal passa a chamar-se Escola Maternal e Jardim de Infância, para abranger a formação física, mental e psíquica de crianças na primeira infância (até 5 anos).

    Além do desenvolvimento cognitivo dos alunos, a escola nasce com o desafio de expandir a educação religiosa, com foco no desenvolvimento psíquico e motor. Em um ambiente agradável, as crianças aprendem, a partir de práticas esportivas, recreativas, musicais, expressivas, de lógica e através de técnicas de percepção e linguagem.

    1975 – O sucesso foi tanto que o espaço educacional ganha como anexo o Pré-Primário, funcionando nos mesmos horários do Maternal e do Jardim de Infância.

    1978 – Sob a coordenação de Sima Sztulman, a escola passa a funcionar em dois períodos (matutino e vespertino), oferecendo aos alunos lanche e material escolar, além de uma excelente equipe docente.

    1979 – Esther Schvartzman assume a coordenação da Escola Maternal e Jardim de Infância.

    1980 –Sarita Kreimer assume a direção da escola e promove grande reforma na área pedagógica.

    1981 – A denominação da Escola Maternal e Jardim de Infância muda para Escola Maternal e Infantil “A Hebraica”.

    1987 – Surge a Escolinha de Férias da Escola Maternal, com atividades recreativas para a socialização de crianças para a vida em comunidade.

    1990 – Atuando há 10 anos à frente da Escola Maternal e Infantil, Sarita Kreimer eleva a educação judaica a um nível de supremacia, com a procura incansável por parte dos pais por novas vagas. Devido ao sucesso da escola, no fim deste ano é construído um andar adicional para abrigar três novas salas de aula. A escola é também reformada, recebendo pintura com cores quentes, em tons de verde, vermelho e amarelo.

    1991 – Ecologia e meio ambiente tornam-se conteúdos presentes no programa educacional da Escola Maternal e Infantil. Neste ano, os alunos trabalharam a conscientização por meio de cartazes e manifestações, além de plantarem um canteiro no playground do clube.

    1997 – Idealizado por Sarita Kreimer, é implantado na Escola Maternal e Infantil o Curso Integral. Crianças a partir de 3 anos, que frequentam o curso regular pela manhã, podem participar de outras atividades até às 17h. Entre as opções, destacam-se inglês, computação, natação, artes, culinária, dança e recreação. As crianças são estimuladas a aprender de maneira interativa e animada.

    2003 – Sob o lema “Escola Maternal e Infantil: A seriedade de um trabalho aprimorado a cada dia”, a escola desenvolve um projeto pedagógico pautado no compromisso educacional de formação integral dos alunos.

    2004 – A Escola Maternal e Infantil passa por mais uma modernização e disponibiliza um centro de vivência artístico e de culinária. As paredes do ateliê da escola dão lugar à amplas janelas, que conferem inspiração e luminosidade.

    2006 – A Escola do Maternal lança, em parceria com a Target Teaching and Travelling, o integral bilíngue. O curso desperta o interesse de pais que desejam acrescentar a língua inglesa ao aprendizado de seus filhos.

    2009 – A Escola Maternal e Infantil “A Hebraica” completa 40 anos de sucesso e grande idealismo educacional, sempre atrelado às tradições e aos valores judaicos.

    2011 – A Escola Maternal e Infantil “A Hebraica” destaca-se dentre as escolas de Educação Infantil de São Paulo, mantendo projeto educacional de excelência.

    2012 – É realizada mais uma reforma para ampliação do número de salas de aula.

    2014 – Nova expansão do número de salas de aula é concluída.
    Atualmente a escola possui dezessete turmas em funcionamento no período da manhã, além de oito turmas no Curso Integral Bilíngue.

  • Cronograma de volta às aulas 2017

    JANEIRO

    30 (2ª feira) – Reunião com pais de novos alunos (Infantil 1, Infantil 2 e Infantil 3)
    Horário: 8h (manhã)
    Local: Sala Plenária (Sede Social do Clube)

    31 (3ª feira) – Reunião com pais de novos alunos (Maternal 2)
    Horário: 19:30h
    Local: Sala Plenária (Sede Social do Clube)

    31 (3ª feira) – Inicio das aulas para antigos alunos (todos os graus) – Inclusive os alunos de Minimaternal / 2016

    31 (3ª feira) – Vivência de novos alunos de Infantil 2 (à tarde)
    Local: Escola Maternal e Infantil
    Obs: Os horários de vivências serão fornecidos nas Reuniões de Pais

    FEVEREIRO

    1 (4ª feira) – Reunião com pais de alunos de Maternal 1 (alunos nascidos de 1 de janeiro a 30 de junho de 2015)
    Horário: 19:30h
    Local: Sala Plenária ( Sede Social do Clube)

    2 (5ª feira) – Reunião com pais de alunos de Maternal 1 (alunos nascidos de 1 de julho a 31 de dezembro de 2015)
    Horário: 19:30h
    Local: Sala Plenária (Sede Social do Clube)

    1 (4ª feira) e 2 (5ª feira) – Vivência de novos alunos de Infantil 2 (à tarde)
    Local: Escola Maternal e Infantil

    1 (4ª feira); 2 (5ª feira) e 3 (6ªfeira) – Vivências de novos alunos de Infantil 1 e 3
    (à tarde)
    Local: Escola Maternal e Infantil

    2 (5ª feira);3 (6ª feira) e 6 (2ª feira) – Visitas de novos alunos de Maternal 2 (à tarde) Local: Escola Maternal e Infantil

    2 (5ª feira);3 (6ª feira); 6 (2ª feira) e 7 (3ª feira) – Visitas de alunos de Maternal 1 (manhã e tarde
    Obs: Os horários de vivências e visitas serão informados nas Reuniões de Pais.

    2 (5ª feira): Inicio do Curso Integral Bilíngue para antigos alunos do curso (Infantil 1,2 e 3)

    6 (2ª feira): Inicio das aulas para novos alunos (Infantil 1,2 e 3)

    6 (2ª feira): Reunião do Curso Integral Bilíngue para alunos que iniciarão o curso em 2017.
    Horário: 19:30h
    Local: Plenária

    6 (2ª feira): Inicio do almoço do Esporte para antigos alunos

    7 (3ª feira): Inicio das aulas para novos alunos (Maternal 2)

    7 (3ª feira): Inicio do Curso Integral Bilíngue para novos alunos e associados (Infantil 1,2 e 3)

    8 (4ª feira): Inicio das aulas para novos alunos (Maternal 1)

    8 (4ª feira): Inicio do almoço do esporte para novos alunos

    10 (6ª feira): Inicio do Curso Integral com Arte (Infantil 1,2 e 3)

    13 (2ª feira): Primeira Reunião de Pais e Professores (Infantil 1,2 e 3)
    Horário: 19:30h
    Local: Escola Maternal e Infantil (salas de aula)

    14 (3ª feira): Inicio do Curso Integral Bilíngue para alunos de Maternal 2

    15 (4ª feira): Primeira Reunião de Pais e Professores de Maternal 1 e 2
    Horário: 19:30h
    Local: Escola Maternal e Infantil (salas de aula)

    17 (6ª feira): Inicio do Curso Integral com Arte (Maternal 2)

    27 (2ª feira): Ponte (Carnaval)

    28 (3ª feira): Feriado – Carnaval

    MARÇO

    1 (4ª feira): Ponte – (Cinzas)

Calendário 2016

Para acessar o Cronograma de Atividades, clique aqui

  • OS_858_2014_CARTAZ_PROGRAMAÇÃO DE_FEVEREIRO