Espaço Bebê

logo1

O Espaço Bebê é um ambiente de interação e de convivência de grande riqueza lúdica e educativa para bebês e seus cuidadores. É por meio do brincar livre, das oficinas dirigidas, instalações sensoriais e conversas com os pais e cuidadores que, dia-a-dia, a equipe de profissionais formada por psicólogos e educadores, acompanha o desenvolvimento dos bebês e de suas famílias.

 

  • Por quê

    O brincar livre é motivado pelo desejo do bebê de conhecer e experimentar e é por meio dele que acontecem o desenvolvimento físico, motor, psíquico e a socialização das crianças. Os cuidadores que os acompanham encontram nesse Espaço um lugar seguro, estimulante e acolhedor para os bebês – e ao mesmo tempo a possibilidade de encontro e troca entre as famílias da Hebraica.

  • Como?

    Neste espaço físico intencionalmente projetado para promover as brincadeiras e Oficinas dirigidas, o bebê tem a possibilidade de explorar o ambiente com autonomia, respeitando seu processo de desenvolvimento. Este tempo de exploração livre e fundamental para que surja um espaço interno voltado para a criação. Isto acontece tanto no bebê como no adulto, ao observar e permitir-se brincar, potencializa ou torna possível suas capacidades criativas.Podemos dizer, assim, que bebês, pais e cuidadores vivenciam juntos as primeiras descobertas de um ambiente coletivo.

  • Para quem?

    piso térreo do Espaço Bebê destina-se de bebês de 5 a 24 meses, acompanhados de um responsável. No
    mezanino realizam-se atividades e oficinas para bebês de 0 a 36 meses e gestantes! Desde a inauguração do Mezanino, o Espaço Bebê tem oferecido atividades para mães com bebês recém-nascidos, momento em que as mães estão de licença maternidade e podem participar de atividades voltadas para este começo de vida mãe-bebê. Pensando que este vínculo se inicia desde a gestação, o Espaço Bebê vem buscando referências e parcerias para oferecer a gestantes atividades e serviços de alta qualidade.

    Espaço bebê 1

  • Valores

    Para frequentar o Espaço Bebê durante a semana, o associado paga uma taxa de R$ 121,00 mensais ou contrata o serviço por dia, com diária de R$ 21,00. Para participar das oficinas dirigidas, o usuário paga um valor à parte. Aos finais de semana e feriados, a frequência no Espaço Bebê é gratuita.

     

    História

  • Fundado em 2010, o Espaço Bebê foi inicialmente idealizado para propiciar um ambiente de grande riqueza lúdica, educativa e interativa para os bebês de 6 meses a 2 anos de idade e suas famílias. Com a ampliação de seu espaço físico, realizada em 2011, o Espaço Bebê expandiu suas atividades para outras faixas etárias – passando a realizar oficinas voltadas para gestantes, pais e mães com bebês recém-nascidos e, ainda, para crianças de 2 a 3 anos de idade. A partir de brincadeiras e propostas dirigidas, este Espaço promove a possibilidade de pais e bebês vivenciarem juntos, as primeiras experiências e descobertas de um ambiente coletivo. Cuidado, estímulo adequado, atenção e interação são fundamentais ao desenvolvimento de uma criança, especialmente na primeira infância. Estes elementos formam a base do ambiente, da ação e do olhar dentro do Espaço, inaugurando um novo momento na vida dos bebês e seus cuidadores. Para muitos bebês e mamães, tal oportunidade configura a primeira experiência de socialização, trocas e estímulos fora de casa. Por esse motivo, o serviço oferecido pelo Espaço – coordenado pela psicóloga Talita Pryngler – pode ser considerado uma etapa intermediária entre a casa da criança e a escola. O objetivo do Espaço Bebê é conferir – dentro de um ambiente seguro, estimulante e familiar – autonomia e independência aos pequenos. Tudo o que é disponibilizado no local obedece a uma filosofia que prioriza o bem estar da criança. Adicionalmente, a equipe de profissionais se dedica à constante pesquisa para a construção de brinquedos e de materiais importantes para o desenvolvimento global do bebê – ou seja, sensorial, motor, cognitivo e sócio-cultural. Para as crianças, explorar sentimentos e sensações em brincadeiras compartilhadas com os pais e cuidadores, ajuda a consolidar a confiança necessária para enfrentar seus próprios desafios no futuro. Já para os adultos, a experiência garante descobertas e crescimento na relação com os bebês. Tudo isso é acompanhado por uma equipe formada por psicólogos e educadores, atenta sempre aos processos e conquistas vividos entre aqueles que freqüentam o espaço no dia a dia. Semanalmente, são oferecidas atividades regulares, como ‘histórias e brincadeiras cantadas’ e o ‘Aconterça’, e também oficinas dirigidas, entre elas: ‘musicalização’, ‘música e movimento’ e, mais recentemente, ‘dança materna’, para mães com bebês recém-nascidos (a partir de um mês e meio). Este é, aliás, um dos novos projetos do Espaço Bebê nesse segundo ano de vida: passar a atender bebês, mães e pais cada vez mais cedo, até mesmo no momento da gestação, quando a vida ainda está na barriga. Sejam bem-vindos!Equipe Espaço Bebê.

Programação Semanal

Contato e Movimento

Musicalização 2 a 4 anos

  • Dança Materna para Mães e Bebês de Colo e Engatinhantes

    A Dança Materna para Mães e Bebês propicia a vivência especial de dançar em dupla, possibilita à mulher o retorno à vida social depois do parto, reeducação corporal (que refletirá positivamente no modo de carregar e amamentar o bebê) e incentiva o mútuo-conhecimento entre mãe e filho.
    As aulas são ainda um momento de troca entre mulheres que estão atravessando a mesma fase da vida. Para o bebê traz o conforto do balanço na dança, proximidade com a mãe e relaxamento num ambiente onde a amamentação é incentivada.
    As mães que participam têm relatado redução na incidência de cólicas e melhora no sono dos bebês.

  • Histórias e brincadeiras cantadas

    Convite à vivência de brincadeiras com palavras contadas e cantadas, compartilhadas por adultos e bebês. Ao mesmo tempo em que favorecem o desenvolvimento da imaginação e aquisição da linguagem oral, as cantigas, parlendas, histórias e poesias cuidadosamente escolhidas para essa atividade, encantam e divertem as crianças da primeiríssima idade.

  • Música e movimento

    Oficina voltada para a interação entre o bebê e seu cuidador através de canções infantis, do toque e do movimento.
    Nos encontros, o bebê fica imerso num rico ambiente sonoro, podendo explorar e perceber as diferentes qualidades do som e dos instrumentos através de seu corpo – desenvolvendo, assim, o sentido da audição de forma integrada com os demais sentidos. Ao mesmo tempo, pais e cuidadores são convidados a cantar, tocar e dançar com os bebês, embalando-os ao final com um relaxamento e uma massagem.

    Contato e Movimento

  • Musicalização

    Esta oficina tem como objetivo trabalhar a percepção sensorial e auditiva, a fala, movimentos do corpo, a sociabilização, a construção e a ampliação de repertório para que o bebê adquira momentos de troca e comunicação sonora-musicais que favoreçam seu desenvolvimento afetivo e cognitivo, bem como vínculos fortes com adultos e com a música. Através da manipulação e exploração de sons, instrumentos musicais, objetos, canções, brincadeiras e parlendas, sempre de forma lúdica, o bebê e seu cuidador irão mergulhar no mundo da música apropriando-se de fundamentos básicos como: intensidade (forte/fraco), altura (agudo/grave), duração (longo/curto) e timbre, despertando-os para um rico mundo sonoro.

     

    Musicalização 2 a 4 anos

  • Minha mãe canta para mim desde a barriga e eu gosto!

    De geração em geração mães cantam para seus filhos: músicas de ninar, músicas de brincar, rezas. Inventam canções para o banho, para a comida, para o passeio… . Criam, junto com seus bebês, um repertório precioso que os acompanha por toda a vida chegando nos filhos dos filhos dos filhos…! Nestas vivências cada mãe vai cantar para seu bebê, estreitando ainda mais o vínculo profundo e carinhoso que começou ainda na gestação, enquanto o bebê escutava os sons da barriga, do coração e da voz dela. A cada dia de oficina, as mães aprenderão novas músicas para cantarem para seus bebês. O repertório será um encontro com raízes judaicas, brasileiras e de vários cantos do mundo. Haverá espaço também para as mães criarem novas canções e para trazerem as que já cantam para seus filhos.

  • Meu corpo, meu mundo, minha arte

    Vivência e exploração lúdica de diferentes materiais (como argila, lã, massinha, tintas naturais etc…) que possibilitam o despertar dos sentidos da criança para a natureza, para si próprio e suas possibilidades de expressão artística.

    OS 1539_2015 OficinasGestantesRecemNascidos

     

Regras

  • Os bebês devem estar sempre acompanhados por um responsável;
  • O Piso Térreo do Espaço Bebê destina-se a bebês de 5 a 24 meses;
  • A permanência de crianças de 2 anos é permitida em atividades dirigidas, no Mezanino;
  • Caso sua matrícula seja diária, procure um membro da equipe ao entrar;
  • É proibido comer dentro do Espaço;
  • Ao entrar no Espaço Bebê, tire os sapatos e lave as mãos;
  • Separe os brinquedos levados à boca para higienização e passe álcool gel durante a permanência;
  • Não traga a criança resfriada ou doente até que o pediatra a tenha liberado para freqüentar um espaço coletivo.