Jovens sem Fronteiras

O Jovens Sem Fronteiras é um coletivo nascido em 2009, que visa contribuir para uma sociedade pluralista e democrática e para a construção de alternativas inclusivas. Sediado no Clube A Hebraica de São Paulo, está aberto à participação de toda a sociedade civil, no sentido de auxiliar na organização dos grupos sociais em situação de vulnerabilidade social e econômica por meio da educação popular, da autogestão, do envolvimento familiar e comunitário, além da defesa dos seus direitos. Nos últimos anos, atuamos diretamente junto a comunidade do Mutirão, situada no bairro do Jaguaré, em São Paulo e também com a comunidade Anchieta Grajaú, Zona Sul de São Paulo, fomentando o grupo de atuação local, com o intuito de estimular o desenvolvimento local pelos próprios moradores. Em 2020, começamos nossa atuação com a população em situação de rua no CISARTE (Centro de Integração Social pela Arte, Trabalho e Educação), localizado no bairro Bela Vista em São Paulo, começando com atendimentos profissionais jurídicos e psicológicos, realização de oficinas artesanais e agora, em 2022, iniciamos um novo projeto de auxílio na captação de recursos financeiros para as despesas na assistência à população em situação de rua e a criação de oficinas quinzenais aos sábados para os atendidos do local.

Trabalhamos também na área da educação, por meio de eventos como os realizados ao longo deste ano, ação que iniciou com o Festival Social – A Ponte em 2015 e que teve sua 4ª edição neste ano de 2022, reunindo 10 palestrantes e mais de 50 convidados. A proposta é conhecer novos pontos de vista e estimular o diálogo entre pessoas e grupos com diferentes ações sociais e pensamentos. No A Ponte, uma das principais ideias é que tenhamos convidados de todos os cantos da cidade, promovendo debates com uma ampla representatividade, já que a distância física e conceitual entre os projetos e pontos de vista de diferentes áreas da cidade podem se conectar e, assim, aperfeiçoar o impacto e os resultados. No segundo dia do Festival, realizamos a parceria anual com o Mitzvah Day, levando voluntários ao Novos Herdeiros Humanísticos, localizado no bairro Ipiranga em São Paulo, para realizarem atividades lúdicas com as crianças que são assistidas pelo local e estarem todos juntos na abertura da Copa do Mundo.

Nos últimos tempos, seguimos estabelecendo novas parcerias, renovando e ampliando os espaços de trabalho, buscando mais voluntários e colaboradores que acreditem no conceito Tikun Olam (concerto do mundo). No ano de 2021 e 2022 organizamos alguns encontros de aprendizado coletivo com temas de interesse do grupo, tais como os saúde mental, padrões de corpos, refugiados, sustentabilidade, espaços públicos, assim como a realização da Amaraté – de A a Z, uma grande festa na Casa, que reuniu mais de 100 jovens, trazendo a temática da diversidade. Além dos encontros presenciais, também promovemos nosso podcast chamado “Apontecast”, que em conjunto com convidados ilustres conversamos sobre temáticas quentes do momento.

Atuação Pontual no CISARTE (Projeto JSF Te Leva)
A cada 15 dias, das 10h às 13h
Faixa etária: voluntários de 18 a 30 anos

Eventos de Aprendizado Coletivo (CineBreja e Papo Lá em Casa)
1 vez no mês, sempre divulgado nas mídias sociais
Faixa etária: acima de 18 anos

Apontecast
Novos episódios a cada 2 meses
Faixa etária: Livre

Atendimento via Instagram: @jovenssemfronteiras

Quer conhecer um pouco mais e participar das nossas atividades? Procure-nos em nosso perfil do Instagram – Jovens Sem Fronteiras