Teatro

e1e1ad60f07c4aa3ccbcb2973e9d7007_M

O Teatro, dentro da Hebraica, sempre esteve presente na programação cultural do clube, apresentando companhias de Teatro Idishe, temporadas de peças importantes da produção nacional, Festival de Teatro Judaico, com participação de montagens de outros países, além das produções realizadas pela própria Hebraica.

Em 1964, Sérgio Cardoso – considerado um dos maiores atores brasileiros – dirigiu uma montagem de “Sonho de Uma Noite de Verão”, com associados, para apresentação no recém-inaugurado Teatro Arthur Rubinstein.

Grupos-Oficina

Reúne dois conceitos principais: a de uma oficina de jogos e exercícios, para o treino do ator, e a realização de um projeto teatral para apresentação pública.

Em comum, os três grupos-oficina, divididos por faixas etárias, oferecem um espaço de descoberta e experimentação da expressão cênica (corpo, voz e história pessoal de vida), o jogo lúdico, o autoconhecimento e o processo de individuação. Valores como compromisso, responsabilidade, reflexão são estimulados pelo trabalho em grupo.

Para participar, é preciso inscrever-se para o processo de seleção. As inscrições podem ser feitas durante o ano todo e a seleção anual acontece entre fevereiro e março.

  • Questão

    15 a 18 anos (fase pré-vestibular)

    Trabalho base: ensaios em final de semana, com 4 horas de duração.

    Os focos são a apropriação do fazer teatral (conhecer e se apropriar das diferentes etapas do processo) e a identidade (pertencer a um grupo). A descoberta do ator-criador e do gestus, ou seja, do compromisso com um falar que tem intencionalidade. O jovem nessa idade saiu da infância e tem urgência de se colocar no mundo com sua palavra e opinião. Deve chegar ao espectador através de uma tomada de posição acerca dos assuntos explorados para ‘discussão’ com a platéia.

    Tal intenção deve tomar forma com os aspectos da teatralidade, a partir de recursos de linguagem (do teatro, da música, da literatura, da dança) para a criação de códigos claros e bem articulados. O tema dos trabalhos de apresentação deve interessar ao público jovem.

    Horário: Domingos, das 10h00 às 14h00

  • Prumo

    18 A 25 anos (fase universitária)

    Trabalho base: ensaio em final de semana, com 4 horas de duração.

    Boa parte do elenco do Prumo vem dos grupos de faixas etárias anteriores. São jovens com boa experiência no Teatro da Hebraica. Os alunos estão ingressando na vida adulta, com maior independência para a vida social. A experiência e a maior maturidade colocam o elenco em uma posição de destaque para a produção de peças que tenham mais visibilidade para o clube, como as produções infantis. Há também uma maior preocupação dos atores com os aspectos formais do teatro, por um lado, e com a realização de um trabalho espetacular, por outro. A força do coletivo aqui é muito grande.

    Horário: Domingos, das 16h00 às 20h00

  • Gesto

    Acima de 25 anos (grupo adulto)

    Trabalho base: ensaio em dia de semana, à noite, com 3 horas de duração.

    A idade média do grupo oscila entre 40 e 50 anos de idade. O acesso da maioria das pessoas deste grupo se dá na maturidade profissional e familiar. É a busca por uma atividade que o complete, um desejo ainda não realizado. A maioria também nunca fez teatro. A continuidade das pessoas por mais de um ou dois anos, só agora começa a acontecer. Normalmente, a vida familiar e profissional os afasta. O tempo de dedicação é menor, e os horários, mais complicados. Trabalhar a liberação do corpo e da mente é um dos focos desta ação, para superar a ideia de que teatro é só texto.

    Por outro lado, é um grupo de pessoas com maturidade como indivíduos e, portanto, esse deve ser um dos aspectos a explorar na escolha de textos para o trabalho do grupo.

    Horário: Terças, das 20h00 às 23h00 (e um domingo por mês, conforme cronograma montado pelo grupo)

  • Turmas Infanto-Juvenis

    Faixas etárias: 7 a 9, 9 a 12 e 12 a 15 anos

    Um ensaio semanal, com duas horas de duração.

    Destinados à crianças e jovens abaixo dos 15 anos, tem como metodologia os mesmos exercícios e uma cobrança menor em relação ao compromisso do resultado com o público. O foco é o exercício de individuação das crianças e jovens, o processo de interação e consciência de grupo e do teatro como exercício coletivo, a expressão e o jogo lúdico. A passagem do jogo à cena, questão central da metodologia utilizada nos processos com os grupos, deve ser bem trabalhada.

    As aulas começam em fevereiro. Inscrições podem ser feitas a partir de outubro de cada ano.

    Horário:

    • Terças, das 14h20 às 16h10 – 9 a 12 anos
    • Terças, das 16h20 às 18h10 – 12 a 15 anos
    • Sextas, das 14h20 às 16h10 – 7 a 9 anos
  • Parceria com outros departamentos

    Grupo de Teatro Hebraikeinu: desenvolve montagens com temáticas especiais e a integração dos Hebraikeinus I a IV (crianças e jovens com idades de 7 a 15 anos).

    Grupo de Teatro da Feliz Idade: tem como característica marcante a realização de atividades semanais, com desenvolvimento de cenas e improvisações com conteúdos diversos. A cada dois anos, realiza-se uma montagem que é apresentada em teatro. Um dos princípios básicos é a ação de “contar-se”, ou seja, trabalhar a memória e a identidade dos seus participantes.

  • Do perfil dos diretores (características e funções)
    • Liderança do grupo (condução das regras e acordos, clareza dos princípios do trabalho e facilitador da resolução de conflitos);
    • Credibilidade artística (conhecimento pessoal e capacidade de realização);
    • Confiança pessoal (uso de critérios coerentes e transparência nas decisões, cuidados com o indivíduo e o coletivo, obediência às regras);
    • Treino dos atores (a condução de um projeto de prática do ator estimulante e fundamentada nas necessidades e desejos de cada ator/elenco/projeto;
    • Cuidar para estimular os laços de grupo, a interação, o compromisso com o outro, com o projeto, com a instituição, e com a realização de um projeto individual e coletivo.
  • Oficinas livres

    Para Iniciantes de diferentes idades. As oficinas são oferecidas eventualmente, conforme procura, e podem durar de dois a oito meses, divididos em módulos.