Centro de Música

Horário de atendimento:
Segundas: 13h30 às 17h30
Terças a Sextas: 10h às 12h30
e das 13h30 às 20h
Sábados: 9h às 12h

Telefone: (11) 3818-8824

E-mail: musica@hebraica.org.br

O Centro de Música oferece aulas de violão, guitarra, baixo, piano, teclado, bateria, percussão, canto, violino, violoncelo, gaita, flauta transversal, clarinete, sax, acordeão e ukulele, assim como prática de conjunto e musicalização infantil.

A nossa proposta pedagógica tem como principal característica a de proporcionar ao aluno um tratamento diferenciado, explorando suas habilidades, ajudando-o a superar suas dificuldades e ampliando suas potencialidades.
Acompanhando os ritmos individuais, os professores fazem planejamentos específicos para cada aluno, sempre considerando necessidades e desejos e contemplando aspectos técnicos, práticos, teóricos, perceptivos e de criação e formação de repertório.

O Centro de Música Naomi Shemer completará no final de 2022 seu décimo nono ano de existência, firmando-se como um verdadeiro polo de educação musical dentro do clube e como um entusiasta promotor da música como canal de expressão e de fruição dos seus alunos e dos sócios em geral.

Na sua história, o Centro de Música atendeu centenas de alunos, ofereceu shows de qualidade gratuitos para os sócios, organizou diversos festivais de música que convocaram significativamente não somente sócios, mas também membros da comunidade como um todo – de São Paulo, outros estados e do exterior – e confirmou na prática sua vocação de oferecer um ensino musical de qualidade que fortaleça a autonomia, a criatividade e o conhecimento teórico-prático dos seus aprendizes.

Seus alunos têm aulas dos mais diversos instrumentos, assim como de canto e prática de conjunto, ministradas por uma equipe de professores-músicos altamente qualificados e com permanente atividade – também – como músicos profissionais. Aulas individuais, em dupla ou em trio, permitem um atendimento personalizado e uma contínua atenção às necessidades específicas de cada aluno. Grupos de musicalização infantil – para os pequenos de 4 a 7 anos – iniciam a garotada num caminho de percepções e experimentações que é fundamental para a formação musical dos futuros instrumentistas, compositores, cantores, ou simplesmente dos ouvidos atentos que irão fruir da música ao longo das suas vidas. Para crianças, adolescentes e adultos, o Centro também oferece a oportunidade de tocar em grupo, numa prática de conjunto orientada e coordenada por professores especializados.

Em 2022, o Centro de Música voltou a realizar no primeiro sábado de cada mês, às 12h - em frente ao parquinho ou no Mitzpé, os já tradicionais “Shows de Rua”, onde duplas, trios ou quartetos dos seus professores-músicos deleitam os sócios, de maneira gratuita, tocando um repertório instrumental e/ou vocal dos mais diversos gêneros e origens.

André Ribeiro Neves: violão e guitarra
Beto Birger: baixo, violão, guitarra, prática de conjunto
Claudia Belucci: piano, teclado e musicalização infantil
Fábio Katz: violão, ukulele, musicalização infantil
Franklin Tomaz: canto, piano, violão, ukulele, musicalização infantil
Gustavo Budemberg: canto e piano
Henry Sauerbeck (Guappo): gaita
Jonas Dantas: piano e teclado
Julia Aranha: piano, teclado, musicalização infantil
Leandro Vidotto: bateria e percussão
Lucas Vargas: piano e acordeão
Luciane Monteiro: violino
Marcelo Cohen: violão, ukulele, musicalização infantil
Marcelo Império Grilo: flauta transversal
Naianne Cunha: violino
Renato Amaral: violoncelo
René Parise: violão e guitarra
Sheila Vera: canto e piano

Gustavo Kurlat é autor, músico, compositor, tradutor, educador, locutor, diretor e diretor musical de teatro e cinema. Realizou trabalhos para mais de 60 peças teatrais, cinema, discos e publicidade, tanto no Brasil como no exterior. Já obteve os prêmios SHELL, APCA e FEMSA de Teatro, como autor e compositor. Foi diretor dos shows da “Palavra Cantada” durante 10 anos, e dirigiu também shows dos Barbatuques, Fortuna e Vanessa Bumagny. Em parceria com Ruben Feffer, compôs e produziu a trilha sonora dos longas de animação "O Menino e o Mundo" e “Tito e os Pássaros” e do curta "Guida", filmes com inúmeras premiações no mundo todo, entre outros o festival de Annecy, na França, "Anima Mundi" de SP, festivais de Chicago, Ottawa, Zagreb, Havana, melhor música no festival de Lisboa, uma indicação para o OSCAR para “O Menino...” e uma pre-indicação ao OSCAR para “Tito...”. "Tito..." ganhou recentemente o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. "O Menino e o Mundo" foi considerada uma das 11 melhores animações de todos os tempos pelo site americano IndieWire.

Seu livro "Quando Blufis ficou em silêncio", em parceria com Lorena Nobel, foi indicado ao Prêmio Jabuti de Literatura.

O curta "Lê com Crê", com música original sua, ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como melhor curta de animação, e o curta "Sangro", com música sua e do Ruben Feffer, ganhou os prêmios de melhor curta brasileiro e melhor documentário de animação no Anima Mundi, e também os festivais de Chicago e Havana.

Em 2021 traduziu, adaptou e dirigiu a versão brasileira de "Paciente 63", podcast de ficção científica que desde sua estreia esteve no topo dos mais ouvidos do Brasil, com Mel Lisboa e Seu Jorge e que ganhou o APCA de Melhor Podcast de 2021.

Foi júri do Prêmio Governador do Estado e do Prêmio Jabuti de Literatura.

Na área de educação, foi durante 31 anos coordenador de Música e Corpo e Movimento da Escola Viva, durante 12 anos professor da Escola Livre de Teatro de Santo André, e durante 8 anos professor do Teatro Escola Célia Helena, trabalhando tanto com crianças quanto com adolescentes e adultos.

Na área corporativa, realizou palestras e workshops sobre música, teatro e processos criativos para empresas e instituições como Vivo, Coca-Cola FEMSA, Mattel, Hering - PUC, Banco Votorantim e Fundação Dom Cabral.

Instrumentos musicais individuais, duplas e trios; Musicalização infantil e prática de conjuntos:
Segundas, das 14h até 20h
Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h até 20h
Sábados, das 9h até 12h

Atendimento: Ana Paula Martins

Horários a combinar no momento da inscrição mediante disponibilidade de sala e professor.